PUBLICIDADE

GRÊMIO, RACISMO E OUTRAS TANTAS GENERALIZAÇÕES

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Por ser colorada convivo há 19 anos com o termo macaco sendo pregado em minhas costas sem mais nem menos, mesmo com essa pele branca com tendências a avermelhar. No entanto, por mais que hajam divergências sobre os primórdios históricos do termo, não me incomodo. Alias, costumo – e amo – frequentar o estádio, no qual em praticamente todos os jogos canto junto com os demais “somos a torcida dos macacos”, porque então julgaríamos como racismo quando nosso rival azul canta suas músicas que utilizam a palavra em questão?


Muito se viu nessa noite, após o término da peleia contra o Santos, sobre o episódio lamentável mais uma vez figurado pela torcida gremista. Ao contrário da maioria dos meus contatos em redes sociais, não me posiciono de forma negativa em relação a torcida em si, pois assim como no Internacional existem torcedores específicos que não merecem pisar no estádio do clube, ocorre também no Grêmio. Generalizar, colocando em um mesmo saco todos que estavam na partida, mais do que um equívoco é ainda vergonhoso, para todo e qualquer ser que se posicione de tal forma. Entendo a gravidade do fato, mas julgar uma torcida inteira pelo erro de uma parcela acéfala é tão grave quanto cometer o ato, pois também é uma forma de preconceito incoerente. Como colorada e sensata que sou, vejo a necessidade iminente de pensar duas vezes antes de lançar nas redes sociais qualquer comentário sobre assuntos do tipo, sob risco de sofrer as devidas represálias de alguém que certamente pensou um segundo a mais que tu.



Sinto verdadeiro repúdio a ações impensadas, me incomoda e muito o fato de ver um clube pagar pela atitude de alguns, mesmo que este tenha em sua história certa tendência a atos racistas. A infeliz fama da torcida azul do Rio Grande pesa e muito quando nos deparamos com situações assim, mas isso não diminui o absurdo modo como agem os demais torcedores, tanto do Grêmio, quanto do Inter ou de qualquer time do mundo. O que dá a liberdade de xingar e oprimir generalizada e agressivamente os possíveis réus do episódio? Seria devolver na mesma moeda, não? E aí caem por terra todas as questões e valores morais que vocês tanto cospem em suas redes, ou isso é um equívoco meu? Espero que realmente sejam tomadas as medidas cabíveis ao clube, que pode facilmente reconhecer os torcedores envolvidos e quem sabe, em uma ideia de mundo ideal, retirá-los dos estádios e do quadro social. Seria uma punição justa, além de deixar claro aos demais que a instituição tricolor não está de olhos fechados para essas questões de interesse público, em um momento em que o Grêmio realmente precisa de uma torcida que apoie, cante e empurre o time a todo instante, não de vários acéfalos que pensam que torcer é vaiar ou agredir verbalmente seus rivais, como acontece também no Internacional, não vamos esquecer.

Jogo nenhum se ganha assim. Atitudes como esta respingam tanto fora quanto dentro dos gramados, podendo afetar negativamente o time, que corre riscos de perder mandos de campo, pagar multas e cumprir as demais medidas possíveis. Passou da hora de entendermos que não há espaço para isso no futebol, tratar rivais como inimigos é o maior erro que não podemos nos dar ao luxo de cometer. E nós não devemos mais tolerar isso.

0 comentários:

Postar um comentário




 
Top