PUBLICIDADE

O FUTEBOL DO SUL

quarta-feira, 10 de setembro de 2014



Poucos estados brasileiros em tanta força futebolística quanto o Rio Grande do Sul, não poderia ser diferente, temos quatro Libertadores da América, dois Mundiais de Clubes e nada mais nada menos que onze títulos nacionais, entre Copas do Brasil e Brasileirões. Nos últimos anos, entretanto, estamos ficando de lado, batendo fervorosamente na trave sem conseguir grandes títulos.

O último grande feito gaúcho no futebol foi a Libertadores conquistada pelo Inter em 2010, que ficou certamente ofuscada após o episódio "Mazembe" que ainda é piada nacional. Se formos falar do Grêmio, então, o buraco é ainda mais fundo, o último grande título do tricolor foi em 2001, quando o Corinthians foi gentilmente goleado em casa. De lá pra cá, os gaúchos chegam perto, passam raspando mas acertam o travessão. Nosso futebol sempre foi forte e muito bem representado, mas a superioridade atual do eixo nos mostra que algo esta errado nisso tudo, cabendo só a nós reverter o jogo, pois entra ano, sai ano e nossos clubes continuam sem ganhar nada.

Um dos fatores que mais influi neste problema é que aqui, mais do que e qualquer outro estado, existe uma rivalidade excessiva entre as duas potências do futebol, o fator "grenalização" transborda dos estádios e interfere em todo o comportamento social do estado, passou há eras de ser apenas coisa de torcedor, o nosso próprio jornalismo segue contribuindo para o aumento do fenômeno enquanto talvez devesse se preocupar em diminuí-lo. Não que essa rivalidade seja algo ruim, temos em mãos um dos maiores clássicos do futebol mundial, com dois multi campeões em campo, mas tudo deveria ter um limite, mesmo assim as coisas no Rio Grande do Sul tem ido além, a ponto de gremistas serem mais "anti-colorados" do que de fato torcedores do Grêmio, e colorados mais "anti-gremistas" que torcedores do Inter, ninguém precisa ser muito inteligente para agora concluir que isso prejudica e muito nossos clubes.

Nosso futebol sempre foi conhecido por ser brigado, raçudo, na lama, com muito carrinho e jogadores ruins em campo brigando volta e meia, até que, no fim das contas, alguém conseguia ganhar um jogo sem ter todos seus jogadores expulsos. Isso era o suficiente? Claro que não, garra nunca será o suficiente. Os clubes gaúchos tem pecado muito contratando jogadores como Edinho, Willians, Sandro Goiano e outros tantos que nada acrescentam no time além de dar um chegada mais dura, que pode acabar inclusive prejudicando o time. Passou da hora de investirmos em nossas bases, nos jogadores da terra, gaúchos de fato que muito costumam se destacar no futebol e hoje são pequeno número na dupla GreNal.

Sobre nossos gestores, está na hora de parar com essa grenalização, deixá-la para o torcedor e agir como profissionais de fato. Infelizmente este ano possívelmente o estado novamente não trará uma taça para a capital, afinal o Grêmio foi eliminado de sua melhor chance pelo STJD, e o Inter abriu mão de dois campeonatos para focar em um Brasileirão que todos já dão o Cruzeiro como campeão, título alias que não é conquistado por colorados desde 1979. Como sempre tem uma luz no fim do túnel, este ano tem eleições nos dois clubes Porto Alegrenses, só esperamos que quem assuma saiba visualizar que temos um grande problema em mãos, não podemos deixar um estado como o nosso ficar tanto tempo assim batendo apenas na trave.

0 comentários:

Postar um comentário




 
Top