PUBLICIDADE

ATÉ QUANDO?

sexta-feira, 25 de julho de 2014

O brasileiro enche a boca para gritar para o Mundo inteiro que é o país do futebol, que tem o futebol mais bonito e um dos campeonatos mais disputados, mas será realmente essa a nossa realidade? Na copa do mundo deste ano muito se foi dito sobre a torcida brasileira, as criticas mais frequentes diziam que nós não sabíamos torcer, ao mesmo tempo em que exaltavam as “hinchadas” argentinas que estavam dando um show em cada cidade por onde passavam. Talvez, mas um talvez com quase absoluta certeza, isso seja resultado de um processo que vem acontecendo já há um bom tempo, em um cenário onde a seleção local joga em todos os cantos do mundo, menos no próprio território. Tudo bem que existem diversos fatores que podem influir nisso, mas nada justifica, para termos um exemplo claro, somente este ano a seleção canarinho possui mais seis confrontos marcados, nenhum em casa.



Como todos devem ter notado, o futebol brasileiro vem passando por um momento absurdo de elitização onde ingressos não param de ter seu preço elevado, tornando o ato de assistir a uma partida de seu time algo caro e para poucos, o que pode ser provado através de uma pesquisa da Pluri Consultoria, que mostrou que no ultimo Brasileirão da série A apenas 38,6% das arquibancadas nacionais estavam ocupadas, ao mesmo tempo em que na Alemanha, país do qual tomamos aquela fatídica goleada dos 7x1, essa média chega a 97,7%, podendo nos fazer pensar que logo menos não mais saberemos torcer nem mesmo para nossos clubes, pois mesmo jogando em nossos estádios, o acesso inviabiliza-se pelos altos valores dos ingressos, que impedem os verdadeiros torcedores de ter acesso a tudo isso.

Para deixar tudo mais claro, podemos ilustrar a questão com exemplos bem simples: para assistir ao jogo de Internacional x Flamengo, no último domingo, os sócios colorados, que já pagam mensalmente uma taxa de R$ 40,00, precisaram desembolsar mais 40 se quisessem assistir ao jogo na arquibancada superior e 50 na inferior. Enquanto isso, pros lados da Arena, um sócio gremista que decidiu viajar para Florianópolis e ver seu time vencer o Figueirense no último sábado, precisou desembolsar cerca de R$ 100,00 para isso.

A situação atual precisa ser repensada com a maior urgência possível, pois o principal campeonato do tão aclamado “país do futebol” está perdendo em médias de publico nos estádios para países como Austrália, Ucrânia, Suíça e Escócia. Pasmem, até a média de publico escocesa é maior do que a nossa.

Além dos preços, alguns especialistas apontam outro motivo que vem afastando nossos torcedores, a falta de segurança. Vivemos em um Brasil onde as leis não são cumpridas, o que afeta todo mundo e acaba refletindo no futebol também, como na Copa do Mundo, onde a policia brasileira realizou uma grande operação para não permitir a entrada dos chamados “barras bravas” argentinos no país, uma operação que foi realizada com sucesso já que muitos nem passaram da fronteira. Mas porque a policia não faz isso com os torcedores brasileiros que vão para o estádio brigar? Será que é mais fácil impedir que argentinos entrem no Brasil, do que impedir que alguns determinados torcedores tornem a frequentar os estádios nacionais?

O que realmente podemos concluir com essa pesquisa é que além de mudar o futebol para nossa seleção, temos que mudar o jeito de tratar o torcedor. Os clubes não podem cobrar preços absurdos para campeonatos nacionais, tirando assim os apaixonados pelo esporte das canchas, até porque a torcida é, definitivamente, uma das peças principais desse espetáculo que chamamos de futebol.










0 comentários:

Postar um comentário




 
Top