PUBLICIDADE

RONALDINHO NO MÉXICO

segunda-feira, 8 de setembro de 2014






Melhor do mundo por duas vezes e penta campeão com a seleção brasileira, Ronaldinho ergueu taças em todos os clubes em que atuou. Para o futebol ele ainda tem idade, poderia estar jogando em grandes clubes mundo a fora ou, se for o caso, até mesmo no Brasil. O que vemos, entretanto, é um jogador que passou de melhor do mundo para atuante de um clube mexicano.

Não querendo desvalorizar o futebol mexicano, mas é fato que esta longe de ser de alto nível. Ronaldinho tem 34 anos, idade média para o futebol, ainda mais quando vemos Zé Roberto, Dida, Julio Batista e outros tantos jogadores mais experientes atuando em boas  ou ótimas equipes. Ele tem talento, muitos até chegaram a cogitar sua participação na Copa do Mundo deste ano, mas por desentendimentos com o ex treinador da equipe ele ficou de fora. Desde a época do Grêmio se mostrou um jogador diferenciado, infelizmente também veio a tona seu irmão e todo o caráter mercenário do mesmo, que é também empresário do jogador. Logo em sua saída para o PSG, muitos problemas ocorreram, um pré contrato foi assinado com o clube francês e o tricolor nada ganhou com a transferência, isso que havia sido o clube que o expôs ao mundo futebolístico. Na Europa desfilou seu melhor futebol, jogou muito e foi diretamente um os responsáveis pela imagem que o Barcelona tem hoje. Em 2002, na Copa, era apenas mais um em um time de Ronaldo, Rivaldo, Roberto Carlos e outros tantos que não começavam com R, mas ele fez o que sabia, jogou e jogou muito, foi decisivo na conquista daquele mundial e disso ninguém duvida.

Nos anos de 2004 e 2005, foi eleito o melhor jogador do mundo, muito merecidamente, diga-se de passagem. Mas aí, mais um Copa, o Brasil foi eliminado pela França naquele fatídico jogo das meias de Roberto Carlos, no mesmo ano o craque do Barcelona decepcionou e deixou com que a torcida colorada ainda visse seu time se sagrar Campeão Mundial de Clubes FIFA, em um confronto épico contra o todo poderoso Barça. Foram dois mundiais perdidos e um 2006 pra esquecer. Depois disso ele nunca mais foi o mesmo, muitas polêmicas e nem tanto futebol, foi para o Milan e não brilhou, voltou a atuar no Brasil, pelo Flamengo, depois de uma negociação conturbada que mexeu com os ânimos dos torcedores gremistas, ou alguém esqueceu do episódio das caixas de som no finado Olímpico? Pois bem, levantou a taça do campeonato carioca pelo rubro negro e depois foi para o Atlético Mineiro, onde encontrou uma dose do seu bom futebol, sagrando-se campeão da Libertadores, até que, mais uma vez, decepcionou em um mundial de clubes. Com uma atuação apagada, o Galo levou 3 do Raja Casablanca.

Ronaldinho Gaucho tinha tudo para ser o personagem principal jogador da seleção brasileira na Copa deste ano, mas por vários fatores sequer foi lembrado. Por ironia do destino hoje ele volta a vestir a camisa tricolor, mas de um tricolor que, mesmo tendo as mesmas cores do Grêmio, não possui uma história sequer semelhante, um tricolor mexicano chamado Querétano, que possivelmente você nunca ouviu falar. Com isso, adeus a seleção canarinha, já que por disputar campeonatos de menor nível, não terão parâmetro para avaliá-lo adequadamente. Uma pena, pois o futebol brasileiro precisava muito do nosso velho Ronaldinho que ostentou a marca de melhor do mundo, o mundo merecia vê-lo atuando em um grande clube, mas por amor ao futebol, e não apenas pelo alto salário pago.



0 comentários:

Postar um comentário




 
Top